março 16, 2013

DOAÇÕES DE SANGUE É DESTAQUE NO CIDADÃO UNIVERSITÁRIO


Por Adrielly Amaro / PH Carvalho
Foto: Joaquim Júnior
A 22° edição do projeto cidadão universitário foi marcada pela intensa disputa em busca do melhor desempenho entre os cursos. Diversas provas foram realizadas para desenvolver habilidades dos calouros. O evento aconteceu no último sábado, 09, das 08h às 18h, no complexo Sesi/Senai.
A prova de doação de sangue é a que vale mais pontos. Cada bolsa dos tipos O, A e B positivos vale 50 pontos, já para os tipos negativos e para o sangue AB positivo a pontuação é em dobro, de 100 pontos. As doações foram coletadas no Hemonúcleo de Gurupi. “Para realizar a doação é importante não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, nem fumado pelo menos duas horas antes do ato”, explica a assistente social Kátia Ayres.
O projeto Cidadão Universitário nasceu com a proposta de substituir o trote acadêmico pelo trote solidário, e incentivar os calouros a desenvolver atividades de responsabilidade social, para beneficiar a comunidade local. Após dois anos ausentes, a 22ª edição contou com a participação dos calouros de jornalismo.
Foram doadas aproximadamente 100 bolsas de sangue, sendo, 93 bolsas para os cursos vencedores. Em 1° lugar o curso de Medicina com 68 bolsas, em 2° lugar Direito com 10 bolsas, e em 3° lugar Enfermagem com 7 bolsas de sangue.

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou desta matéria?