SESI E CIDADÃO UNIVERSITÁRIO CONFIRMAM PARCEIRA DE SUCESSO

Realizado no SESI, o 22º Cidadão Universitário contou com toda a estrutura do complexo esportivo...

CURSO DE JORNALISMO DA UNIRG TEM TRABALHO SELECIONADO PARA O INTERCOM

Aconteceu a 22ª edição do Cidadão Universitário (09/03/2013) no SESI/SENAI, com a participação de 14 cursos de graduação da UnirG...

DOAÇÕES DE SANGUE É DESTAQUE NO CIDADÃO UNIVERSITÁRIO

A 22° edição do projeto cidadão universitário foi marcada pela intensa disputa em busca do melhor desempenho entre os cursos...

EDIÇÃO DO CIDADÃO UNIVERSITÁRIO 2013 É SUCESSO EM GURUPI

As provas do cidadão universitário contaram com a presença de calouros e veteranos de todos os cursos do Centro Universitário UnirG ...

ACADÊMICOS DA UNIRG MARCAM PRESENÇA EM CONGRESSO NACIONAL

Com um grande grupo de participantes, o curso de jornalismo da UnirG representa o Tocantins no Congresso.

março 16, 2013

EDIÇÃO DO CIDADÃO UNIVERSITÁRIO 2013 É SUCESSO EM GURUPI


Por Edivan Dias Cardoso
Foto: Junior Suzuki

As provas do cidadão universitário, que aconteceu no último dia 09 de Marcio das 08h às 18h, contou com a presença de calouros e veteranos de todos os cursos do Centro Universitário UnirG que fizeram o complexo Sesi/Senai o palco do projeto.
O curso de Medicina da UnirG foi vencedor do Cidadão Universitário. Com 327.110 pontos os calouros levaram o prêmio da 22ª edição do projeto. Mais de 10 toneladas de alimentos foram arrecadados e aproximadamente 100 bolsas de sangue doadas ao Hemonúcleo de Gurupi
O curso de Jornalismo da UnirG foi um dos participantes do projeto e apesar da quantidade inferior de alunos, a empolgação foi a mesma dos demais cursos. “ Foi muito interessante, apesar de saber que não seriamos um dos  vitoriosos foi bom para integração com os outros colegas acadêmicos”, finalizou Daniel Franco.
Equipe Campeã
A equipe de medicina que foi campeã recebeu R$ 2 mil, seguida de Direito/Noturno que recebeu R$ 1mil e em terceiro lugar a equipe de Odontologia que uma carteirinha estudantil do DCE da UnirG. Direito Matutino foi o quarto colocado na competição.  
De acordo com o coordenador do projeto Valmir Lira, os alimentos foram doados as instituições filantrópicas da cidade, que se inscreveram no projeto. “Agradeço a participação de todos os acadêmicos que participaram do projeto e os nossos parceiros que nos ajudaram para que isso acontecessem”, disse 
 O projeto Cidadão Universitário é realizado pela UnirG, Diretório Central dos Estudantes (DCE) com colaboração do Corpo de Bombeiros militar do 4º BPM.


DOAÇÕES DE SANGUE É DESTAQUE NO CIDADÃO UNIVERSITÁRIO


Por Adrielly Amaro / PH Carvalho
Foto: Joaquim Júnior
A 22° edição do projeto cidadão universitário foi marcada pela intensa disputa em busca do melhor desempenho entre os cursos. Diversas provas foram realizadas para desenvolver habilidades dos calouros. O evento aconteceu no último sábado, 09, das 08h às 18h, no complexo Sesi/Senai.
A prova de doação de sangue é a que vale mais pontos. Cada bolsa dos tipos O, A e B positivos vale 50 pontos, já para os tipos negativos e para o sangue AB positivo a pontuação é em dobro, de 100 pontos. As doações foram coletadas no Hemonúcleo de Gurupi. “Para realizar a doação é importante não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, nem fumado pelo menos duas horas antes do ato”, explica a assistente social Kátia Ayres.
O projeto Cidadão Universitário nasceu com a proposta de substituir o trote acadêmico pelo trote solidário, e incentivar os calouros a desenvolver atividades de responsabilidade social, para beneficiar a comunidade local. Após dois anos ausentes, a 22ª edição contou com a participação dos calouros de jornalismo.
Foram doadas aproximadamente 100 bolsas de sangue, sendo, 93 bolsas para os cursos vencedores. Em 1° lugar o curso de Medicina com 68 bolsas, em 2° lugar Direito com 10 bolsas, e em 3° lugar Enfermagem com 7 bolsas de sangue.

SOLIDARIEDADE: PILAR DO CIDADÃO UNIVERSITÁRIO


Por Rubia Gomes / Odirley Santos
Foto: Júnior Suzuki
Aconteceu a 22ª edição do Cidadão Universitário (09/03/2013) no SESI/SENAI, com a participação de 14 cursos de graduação da UnirG. O projeto iniciou em 2002 para combater os trotes violentos praticados na recepção aos calouros.
Incentiva ações de solidariedade tais como arrecadação de alimentos para doação a entidades carentes e doação de sangue no Hemonúcleo da cidade de Gurupi. Segundo informações de Valmir Fernandes de Lira, Coordenador do projeto, a edição arrecadou mais de 10 toneladas de alimentos e a doação de cerca de 100 bolsas de sangue.
O encerramento do evento foi no pátio do Centro Administrativo da Fundação UnirG e consagrou o Curso de Medicina como campeão da edição.

SESI E CIDADÃO UNIVERSITÁRIO CONFIRMAM PARCEIRA DE SUCESSO


Edição de 2013 é a terceira realizada com o apoio da instituição

Por Junior Suzuki / Joaquim Junior
Foto: Junior Suzuki
Realizado no SESI, o 22º Cidadão Universitário contou com toda a estrutura do complexo esportivo. Segundo o coordenador do evento, Valmir Fernandes, a parceira surgiu quando houve um déficit de local para a organização. O projeto foi apresentado para a instituição e foi aprovado.
“A gente vinha utilizando o Ginásio de Esportes, mas ele foi interditado devido à parte de segurança. Ano passado nós introduzimos as provas esportivas e precisávamos de um local que desse o suporte para estas modalidades”, explicou Valmir.
Para a gerente da unidade SESI/SENAI em Gurupi, Nubia Almeida, a instituição cumpre a sua missão quando apoia eventos que trazem ação educativa e de cunho social. “Dentro dos 76 anos de história do SESI, nós temos este histórico de apoio à cidadania e eventos que buscam a qualidade de vida e o respeito ao próximo”, completou.
Além das provas esportivas, o Cidadão Universitário também realiza provas sociais, como doação de sangue e arrecadação de alimentos não perecíveis.